terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Tipologia Textual

         Em linguística, tipos textuais referem-se à estrutura composicional dos textos. Atualmente, admite-se cinco tipos textuais: narração, argumentação, exposição, descrição e injunção.

          A narração está presente quando o texto fornece informações como sequência temporal, variação de tempo e entrelaçamento de personagens. É comum aparecerem nomes de personagens e um "clímax" em determinado momento. Há, portanto, o desenvolvimento da história, um momento de tensão, e a volta à estabilidade. Uma narrativa clássica são os contos de fada. Um outro exemplo prático, para melhor entendimento, seria: A promotora ao pedir o arquivamento do processo pensou que estava fazendo a coisa certa, mas aquele procedimento a incomodava bastante, pois até este dia nunca havia voltado atrás.
  
          A argumentação está presente quando um determinado ponto de vista é defendido em um texto, por meio de argumentos. São os chamados textos dissertativos. Exemplo :“As olimpíadas de 2016… Bom, é melhor parar por aqui, pois já começamos com um orçamento três vezes maior que o de Chicago. Levando em consideração o custo multiplicado da obra entre o projeto e a execução, certamente teremos aí mais uma fonte de endividamento. Claro que a Olimpíada trará dividendos para o Rio e para o Brasil.” Neste tipo de texto, há a opinião.

          A exposição, como o próprio nome indica, ocorre em textos que se limitam a apresentar uma determinada situação. Basicamente se preocupa na transmissão de informações, é um texto informativo. A maior parte dos textos jornalísticos é do tipo expositivo.  Exemplo : “No dia em que o acidente que matou três mulheres na Ponte JK completa dois anos, familiares de vítimas da violência no trânsito foram até o local protestar contra a impunidade dos motoristas responsáveis por desastres nas ruas da capital federal.”

          Nos textos descritivos existe a riqueza de detalhes e a constante presença de adjetivos. A descrição é muito recorrente em diversos gêneros textuais. Exemplo : “Para ser mais preciso estou no meu quarto, escrevendo na escrivaninha, com um Micro System ligado na minha frente (bem alto, por sinal).”

          Textos injuntivos são aqueles que indicam procedimentos a serem realizados. São abundantes os verbos no imperativo. Os textos injuntivos denotam ordem. Exemplo desses textos são as receitas culinárias e os manuais de instrução. Exemplo prático:  Simpatia para passar em provas ou concursos:
Em um vidro de boca larga, coloque mel e açúcar cristal azul, se for homem; rosa, se mulher. Escreva 7 vezes em 7 pedacinhos de papel o nome da pessoa que deseja passar nas provas, coloque mel, enrole cada um em uma folha de laranja-da-terra lambuzada de mel e de açúcar cristal, prenda os enroladinhos em forma de cartuchos com linha vermelha e ponha tudo no vidro. Tanto ao amarrar quanto ao colocar, mentalize o que deseja, e todos os dias, até o dia das provas ou dos concursos, agite o vidro que deverá ser fechado e mentalize o que deseja. Depois de aprovada, ou aprovado, deixe tudo perto de uma árvore ou na beira da praia.

         É muito importante não confundir tipo textual com gênero textual. Os tipos, como foi dito, aparecem em número limitado. Já os gêneros textuais são praticamente infinitos, visto que são textos orais e escritos produzidos por falantes de uma língua em um determinado momento histórico. O gêneros textuais, portanto, são diretamente ligados às práticas sociais, como já havíamos tratado anteriormente.

2 comentários:

  1. Adorei a postagem de vocês!! Perfeita! Conseguiram caracterizar cada tipo textual de forma clara e objetiva.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Maria Goretti, este foi nosso intuito, que bom que você gostou. Abraço

    ResponderExcluir