terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Preconceito linguistico

   "O preconceito linguistico está ligado, em boa medida, à confusão que foi criada, no curso da história, entre a língua e a gramática normativa."
    Este preconceito, vem sendo alimentado diariamente pelos meios de comunicação, que pretendem ensinar o que é "certo" e o que é "errado", sem falar é claro nos instrumentos tradicionais de ensino da língua, ou seja, a gramática normativa e os livros didáticos.
   Comentários como:
    - Brasileiro não sabe falar português.
    - Português é muito difícil.
   Se devem a uma cobrança indevida, feita por parte do ensino tradicional, de uma norma gramatical que não corresponde à realidade da língua falada no Brasil.
  No Brasil falamos Português, isso todos sabemos.Mas po algum motivo, convencionu-se que o português falado deve ser o mesmo que o português escrito. Isso quer dizer que, ao longo dos anos, a gramática normativa e a língua foram tratadas como uma coisa só.
  O português que a gente aprende na escola é chamado português padrão, cujas formas de composição são definidas pela gramática.
  Pois bem, o fato é que a língua falada é muito mais viva e flexivel do que as regras escritas naquele livrão grosso. Portanto, língua falada e língua escrita são coisas totalmente diferentes.
   Contudo, no momento em que vemos uma luta imensa para abolir os mais diversos tipos de preconceito, aquele do tipo linguístico continua desconhecido fora dos círculos acadêmicos, e o que é pior, estimulado pelos meios de comunicação em massa, como rádio e televisão.


   As gírias são um exemplo clássico alvo de preconceito linguístico.
  Sendo assim, deixemos de lado nossas diferenças linguísticas, todos nós brasileiros falamos português, certo e rico, e “arretado” de bonito, não existe diferença entre nós ao que cabe a língua, pois todos a usamos da melhor forma, respeitando as necessidades de nossa realidade e adaptando-a ao que é necessário. Se você entendeu o que o outro falou, estão falando a mesma língua, ninguém é melhor do que ninguém, nem mais “burro” por falar diferente. Deixe este preconceito desaparecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário